terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Psicóloga dá dicas de como se organizar na volta à rotina após as férias

Voltar ao batente e aos compromissos diários depois de um longo período de descanso, não é tarefa fácil. A falta de rotina e a mente livre de preocupações tornam os dias mais leves e prazerosos e o retorno ao cotidiano ainda mais difícil. Levantamento feito pela Isma-BR ( International Stress Management Association), revela que 82% das pessoas sofrem algum tipo de ansiedade e estresse na volta ao trabalho.Aqueles que conseguiram descansar no período de recesso precisam ter cuidado para manter os benefícios mentais conseguidos no período de pausa das atividades, para ficar longe do estresse e da ansiedade.

Para a psicóloga Lia Clerot, o ideal é se organizar. “O que acontece na volta das férias é que a grande maioria das pessoas voltam a ter rotinas desreguladas e por acharem que precisam recuperar o tempo perdido, já iniciam a primeira semana de trabalho e estudo fazendo hora extra, pulando o horário das refeições e deixando de lado o bem estar físico e pessoal, isso faz com que já comece a entrar em quadros de estresse e ansiedade, por isso é tão importante organizar os horários e principalmente aprender a priorizar as atividades, como isso ela evita vários problemas emocionais e físicos”, diz a psicóloga.
Para ajudar na volta ao trabalho sem estresse, a psicóloga listou 5 dicas:
  1. Não voltar de viagem direto para o trabalho. É importante ter dois ou três dias para desfazer a mala e organizar a casa, assim a pessoa não acumula funções e tem mais tempo para se adaptar a nova rotina.
  2. Colocar a rotina de sono em dia. É importante ter uns dias para acostumar o corpo com os novos horários de sono, isso faz com que a pessoa se sinta mais disposta na hora do trabalho.
  3. Organizar as tarefas. É imprescindível que a pessoa priorize as atividades mais importantes e que organize a agenda. Se você sabe tudo que consegue fazer num dia e separa tempos determinados para fazê-los, com certeza sua produtividade será maior e ainda terá tempo para fazer outras atividades, como exercício fisco, por exemplo.
  4. Tenha tempo para você mesmo. Ter uma alimentação balanceada  aliada a prática de atividade física, uma boa qualidade de sono e tempo para praticar algo que gosta, faz com que o seu corpo corresponda muito melhor às rotinas estressantes do dia a dia.
  5. Não se cobre tanto.  Se você passa um tempo longe das atividades que faz, é claro que elas podem se acumular, mas é importante saber que você não conseguirá resolver tudo de uma vez, então resolva o que é mais importante primeiro e crie mecanismos para resolver o restante; ficar ansioso não resolve nada e ainda piora o seu rendimento.

0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial