segunda-feira, 27 de março de 2017

O artesanato visto e sentido em materiais diversificados

O artesanato é uma das formas mais ricas de expressão de uma cultura. Essa influência poderá ser vista e conhecida durante o 9º Salão do Artesanato em Brasília. Pensando nisso, o evento conta com quatro praças distintas, onde serão destacados materiais utilizados na produção de objetos artesanais e seus potenciais, são eles: o metal, a palha, o bambu, a cerâmica e o barro.

Zaqueu Vitor é responsável pelo metal reciclado e faz o reaproveitamento desse material de formas diversificadas. “Precisamos ter um espírito ecológico, vejo isso como uma matéria prima e minha intenção é que as pessoas mudem o conceito com relação à sucata”, diz. Ele transforma o material aparentemente sem utilidade em esculturas, que estarão expostas durante o Salão, como exemplo, uma guitarra de 4mx30cm, o personagem Dom Quixote sentado lendo um livro, e também o busto de um cavalo ultrapassando uma barreira. As obras levam apenas o metal em sua composição.



Já a palha, a madeira e o vidro poderão ser vistas nos lounges como mesas rústicas de madeira, pufes de palha, lustres de madeira, cúpula com papel reciclado, mandala de cipó com pó de serragem, dentre outros, em uma temática alegre, produzidas pelo artesão Tião Piauí Brasília. Nesta praça, os visitantes poderão acompanhar o processo de talhar a madeira no estilete.



No espaço disponibilizado para Roberto Bambu, que usa em seu nome sua matéria prima, terá itens como painéis para plantas, prancha para prática de SUP (Stand Up Paddle), remos de canoa havaiana, bicicletas, luminárias, utensílios domésticos, produtos para escritório, jardinagem, etc. Inclusive, um dos itens da decoração será a própria planta, com bambus exóticos. “O objetivo é mostrar o potencial de aproveitamento desse material”, explica Roberto. Com ajuda de parceiros e instituições foi possível viabilizar a junção de produtos e potencialidades do bambu à exposição.



Paulo de Paula apresentará uma exposição de esculturas figurativas e decorativas das séries os ‘Zés Ninguém’, os ‘Piões Pioneiros’ e os ‘Guardiões’, representando um conjunto de peças criadas a partir do formato pião, e num trocadilho de palavras, confundem-se os piões e os peões, em homenagem aos verdadeiros construtores de Brasília. Paulo transforma o barro. Modela, esculpe, cria e recria formas, assim arquiteta sua leitura de mundo. Despindo o mundo da cerâmica, enxerga a linguagem que não é apenas uma manifestação criativa, ela representa uma possibilidade de expressão, onde sentimentos e percepções percorrem os desbastes da massa, assim cria, se manifesta. Durante o evento serão, ainda, demonstradas técnicas em cerâmica e modelagens de escultura ao vivo.



Todos os trabalhos poderão ser conhecidos durante os cinco dias de feira. O 9º Salão do Artesanato acontece entre os dias 29 de março e 02 de abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Serviço:
9º SALÃO DO ARTESANATO
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Horários: Quarta à sexta: das 16h às 22h / Sábado e domingo: das 11h às 22h
Entrada gratuita
Informações: www.salaodoartesanato.com.br/ www.rome.com.br

Tel: (61) 3345-0011

0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial