sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Campus Day Brasília recebe cerca de 3 mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Nem mesmo as provas do Enem esfriaram os ânimos e o espírito campuseiro do brasiliense, que lotou o Centro de Convenções Ulysses Guimarães neste sábado, 5, para a Campus Day – evento gratuito que serviu de esquenta para a Campus Party Brasília, oficialmente agendada para entre os dias 14 e 18 de junho de 2017, no mesmo local. A abertura contou com a participação de autoridades como o Governador Rodrigo Rollemberg, o Deputado Distrital Joe Valle e o Secretário Adjunto do Trabalho e Empreendedorismo, Thiago Jarjour.

As cerca de 3 mil pessoas presentes ao evento tiveram a oportunidade de ver de perto personalidades que admiram nos universos científico, educacional, tecnológico, gamer e empreendedores repletos de histórias e dicas para passar. Ao todo, foram mais de 20 palestras, oito horas de conteúdo e atrações, que tiveram como ponto alto a presença do midas do entretenimento Joseph Olin. O criador de um dos jogos de maior sucesso no mundo, Tomb Raider, encerrou a Campus Day falando sobre a carreira do profissional que trabalha na produção de games. Olin sucedeu o publicitário Dado Schnider, que levantou a plateia com sua palestra muda e as dicas de carreira para quem pretende se dar bem na era digital. “A presença maciça do público de Brasília e sua interação e participação junto as comunidades e convidados já nos mostra que acertamos em cheio na decisão de trazer a Campus Party para a capital federal. Tenho certeza que Brasília, muito em breve, será uma das maiores e principais edições da Campus Party no Brasil”, diz Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Além da confirmação da data e local da Campus Party Brasília 2017, outra importante novidade anunciada logo na abertura do evento, foi o da parceria firmada entre a Campus Party e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a realização de um big hackathon, a ser realizado durante a 10ª edição da Campus, em janeiro, em São Paulo. No desafio, as equipes participantes terão de criar soluções para o cumprimento de metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.   Baioni, representante residente assistente do PNUD Brasil.

Palestrantes – Além de Joseph Olin e Dado Schnider, o palco principal montado no auditório recebeu o cofundador da Campus Party, Paco Ragageles, que em sua apresentação, falou sobre o projeto para a criação de uma fundação mundial que vai cuidar do principal desafio planetário: a chegada dos robôs aos postos de trabalho dos humanos.
Temas como segurança da informação, novas tendências de mobilidade trazidas pela evolução tecnológica, além de um fórum comandado por Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, sobre a revolução da educação em tempos de maior acesso e desenvolvimento tecnológico, compuseram a agenda do dia no palco principal.

Comunidades – A área Experience também contou com uma série de atividades trazidas pelas comunidades de Brasília. Robôs montados com uso de peças de Lego e programados por crianças de seis anos e grupo de adolescentes entre 10 e 16 anos atraíram a atenção do público presente. Assim como os óculos de realidade virtual, a impressora 3D, a chance de aprender como construir cenários e criar personagens para games ou de usar um sistema de programação para fazer músicas, além de palestras sobre temas ligados ao universo gamer, empreendedorismo, finanças e tecnologia que aconteceram ao longo do dia.

Finanças Pessoais – Ao longo das oito horas de evento, o estande do Banco de Brasília (BRB) concentrou um grupo de jovens que, divididos em equipes, passou toda a Campus Day focado em criar a melhor solução para o desafio proposto - "desenvolver a educação financeira de estudantes do ensino médio e fundamental, de forma lúdica, para que se formem adultos economicamente e socialmente conscientes e capazes". O time vencedor, escolhido no final da Campus, recebeu como prêmio a quantia de R$ 5 mil.

Acesso a fotos do evento pelo Flickr oficial da Campus: https://m.flickr.com/#/photos/campuspartybrasil/

Sobre a Campus Party
A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência e empreendedorismo.  Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador, e neste ano, também na Argentina, Índia e Singapura. Em 2016, a Campus Party Brasil realizou sua nona edição em São Paulo com mais de 82 mil visitantes, 8 mil campuseiros vindos de 24 Estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6,5 mil barracas e contaram com uma internet de 40 gigabytes para aproveitar mais de 700 horas de atividades e conteúdos. Neste ano também foi realizada a Campus Party Recife, que chegou a sua quinta edição no último mês de julho reunindo mais 2,5 mil campuseiros. Além de Brasília, Minas Gerais também receberá o evento pela primeira vez.

Fotos de: Foto de Fernanda Furtado
Governador Rodrigo Rollemberg e o Presidente do Instituto Campus Party Francesco Farruggia
 


0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial