Muito popular entre os amantes de café, o cappuccino, que originalmente é composto por três partes iguais de café espresso, leite e leite vaporizado, surgiu na Itália entre os séculos XVI e XVII. A primeira receita da bebida é atribuída ao monge italiano Marco D’Viano, logo, acredita-se que a iguaria leve este nome em homenagem aos monges capuchinhos, que na Itália eram chamados cappuccinis. Hoje, há várias formas de apreciar um bom cappuccino. Para aqueles que têm um dia a dia corrido e preferem praticidade, existe a versão instantânea da bebida. Mas como escolher o ideal?
De acordo com a gerente de qualidade do Café do Sítio, Ana Carolina Meireles, o produto deve ter algumas características para garantir a satisfação dos consumidores. “Começa pelos ingredientes: não usar bicarbonato de sódio e utilizar leite em pó de boa qualidade são alguns diferenciais de mercado. Infelizmente, algumas marcas utilizam soro de leite na composição, o que faz com que o resultado não seja tão agradável”, explica. “Nos cappuccinos instantâneos Café do Sítio seguimos este padrão, além de usar um delicioso chocolate belga. Nada de achocolatados”, completa.
Outro ponto importante é deixar claro para o consumidor a existência de algum ingrediente específico na composição, como a canela. “No Café do Sítio, temos o Cappuccino do Sítio Tradicional e o Cappuccino do Sítio Canela. O tradicional tem zero adição de canela, e isto é o certo, pois entendemos que alguns clientes não gostam. Alguns produtos do mercado costumam colocar nem que seja um pouco de canela nos ingredientes, mesmo nas versões tradicionais”, comenta Ana Carolina.
- Para dar aquele upgrade
Como tudo que é bom pode melhorar, existem algumas formas de deixar o cappuccino que você faz em casa ainda mais gostoso e cremoso. Uma das principais dicas é, em vez de usar água como o modo de preparo sugere, utilizar leite. Fica ainda mais cremoso se o leite for adicionado já quente e aos poucos. No caso de ainda preparar com água, também é uma opção adicionar uma colher de chá de óleo de coco na primeira mistura, quando for dissolver o pó, e só depois adicionar o restante do líquido. Desta forma você cria uma emulsão cremosa antes de colocar o restante da água.
Depois de pronto, alguns ingredientes extras podem fazer toda a diferença para incrementar a bebida. Nesta hora, o segredo é usar a criatividade: chantilly, creme de avelã na borda, raspas de laranja e até licor de Amarula podem ser adicionados ao cappuccino, dando um sabor especial e personalizado. Em dias mais quentes, vale até consumir a bebida gelada ou acompanhada de bolas de sorvete. Que tal?
0 comentários :
Muito obrigada por sua participação.