quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Ministros do G-20 debatem a crise global na educação

No início deste mês, os Ministros de Educação dos países do G20 - grupo que reúne as principais economias do mundo e mais a União Europeia -, se reuniram com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) - incluindo o Plan International Canada, a Education International e a Harvard School of Education–, em Mendonza, na Argentina.



O encontro aconteceu em meio à crise global na educação, e reuniu propostas sobre os desafios educacionais mais urgentes do mundo. Na reunião, além de discutir os problemas atuais enfrentados na educação, as instituições apresentaram quatro documentos importantes que nortearam o debate. Nele constava pautas sobre a criação da força de ensino altamente motivada e profissional; os desafios da equidade e inclusão; o futuro do mercado de trabalho com as habilidades certas dos jovens e a interação dos jovens com a educação e as mídias sociais. O comando da reunião ficou por conta do representante da instituição e pelo senador de Buenos Aires e ex-Ministro da Educação da Argentina, Esteban Bullrich.

Dados da crise
Levantamento da UNESCO mostra que, em todo o mundo, existem quase 263 milhões de crianças fora da escola, e, das 650 milhões de crianças em idade escolar - 40% não está aprendendo o básico. Seguindo os atuais índices de progresso, será preciso esperar até 2072 para erradicar o analfabetismo entre os jovens e atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU: educação de qualidade para todos. Além disso, 69 milhões de professores terão que ser recrutados até 2030. 

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