sábado, 12 de agosto de 2017

De pai para filho

Não há melhor forma de dar continuidade a um projeto do que passá-lo para alguém de extrema confiança e de valor inestimável, como um filho. Desde que haja interesse, certo? E nessa relação entre pais e filhos há muitas histórias de sucesso, empreendimentos onde eles trabalham, dividem sonhos, dificuldades, alegrias e muitas conquistas.

Em 2001, Gilberto Costa Manso decidiu deixar seu cargo na Petrobras para construir o próprio negócio, criando a Belini Pães & Gastronomia, que logo se transformou em uma referência gastronômica na capital. Atualmente, ele que também é sócio da Belini Café e Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável, acredita que herdou do pai o perfil empreendedor: “Meu pai foi funcionário público, mas com um grande senso de responsabilidade e caráter inovador”, afirma.

Gilberto e Luiz

Há três anos e meio, Gilberto conta com a ajuda de um dos seus três filhos, Luiz Gustavo, que aos 23 anos de idade comanda a Belini Café, e afirma que o interesse pelo negócio veio naturalmente por conta do convívio. “Na infância, frequentava bastante as lojas e quando entrei na faculdade, cursando Administração de Empresas, comecei a me interessar mais por gestão e pelo funcionamento do negócio. Comecei a entender mais sobre o mercado e me dei conta do quanto meu pai havia sido inovador e corajoso ao abrir a Belini no mercado de Brasília, a admiração aumentou ainda mais”, relata, ressaltando que tem o pai como espelho.

Luiz lembra de quando começou a empreender: “Entrei muito jovem na Belini e com certeza com visões diferentes do meu pai. Sempre bati muito na tecla do marketing, de como devemos investir muita energia e tempo nisso. São visões complementares, sem dúvidas”, explica. Gilberto concorda e diz que algumas ideias do filho já foram implantadas e outras estão em estudo. Ao falar do pai, Luiz é só elogios: “Meu pai bate sempre na tecla de inovação, de sempre estar atento aos concorrentes e focar para ser ainda melhor. Ele é inquieto, o que é ótimo! Mas talvez a melhor lição seja de sempre cuidar do seu corpo e da sua mente, além de fazer tudo com o coração”, afirma.

Ao dar sua receita de sucesso, Gilberto reafirma o que ensinou ao filho: “A primeira lição é fazer o que tiver que ser feito com o coração, em seguida fazer com as pessoas e para as pessoas, sejam clientes ou colaboradores, e procurar sempre dar o melhor, se tiver que ser feito, que seja bem feito”, explica. Para finalizar, ele ressalta a importância de realizar qualquer atividade que escolhemos com paixão.

Outro caso de sucesso que está passando de pai para filho, ou melhor, para filhos, é o tradicional Restaurante Carpe Diem, que completou 26 anos, e é liderado pelo empresário e chef Fernando La Rocque.  Junto com ele trabalham Fernanda La Rocque e Ricardo La Rocque. Para o empresário é um orgulho o interesse dos filhos pelo negócio, mas ele lembra que empreender no Brasil requer muita coragem.

Fernanda, La Roque e Ricardo

Fernanda, a primogênita, atuava em uma empresa de Tecnologia da Informação quando, em 2003, recebeu do pai o convite para se juntar a ele. “Saí de onde estava e comecei a gostar do negócio, aprendendo cada vez mais com meu pai que empreender é estar sempre se renovando, com novas ideias, sem esquecer a responsabilidade social, é uma luta diária”, afirma. 

Já Ricardo se apaixonou inicialmente pela gastronomia: “Via meu pai assistindo programas de televisão sobre o assunto e comecei a me apaixonar e a cozinhar por conta própria”, lembra.  Para se aperfeiçoar e entrar de cabeça nos negócios, estudou administração e gastronomia. Ele afirma que tem aprendido de tudo um pouco. Começou no RH, em 2001, passou pelo financeiro, elaboração de cardápios e atualmente realiza o controle de estoque nas lojas.

O pai, por sua vez, afirma que já passou todo seu conhecimento para os filhos “com bastante tranquilidade e respeito” e, segundo ele, a hora de delegar toda a gestão está chegando. “Eles, mais do que ninguém, sabem das dificuldades que enfrentamos e da necessidade de estarem presentes, mantendo uma relação próxima aos clientes, sempre se reinventando para se manter no mercado”, lembra. O empresário também é um grande apoiador da cultura e lembra aos filhos do orgulho e da necessidade de manter esse projeto, abrindo o Carpe Diem para todas as manifestações culturais da cidade, gratuitamente”, finaliza.

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