Na Semana Internacional da Mulher, o professor de Recursos Humanos do Centro Universitário da Estácio de Brasília, Alexandre Mendonça, comenta os cursos superiores, que inclusive, são dominadas quase que 100% por mulheres.
“Antigamente, o papel das mulheres era cuidar da casa e dos filhos, mas hoje a realidade é outra. Hoje, elas dão ordens, dominam as universidades e estão crescendo no mercado de trabalho. É de saber que a frequência no ensino superior pelo público feminino é expressiva, e isso, reflete diretamente no mercado de trabalho”, explica Alexandre.
Para o especialista de Recursos Humanos, existem certas profissões que requer mais zelo, atenção e versatilidade, e isso faz parte da essência das mulheres.
“O ideal é balancear todos os setores do mercado, mas é óbvio dizer que existem profissões que mulheres se identificam. O homem é operacional, a mulher é voltada para a criatividade. A mulher está cada vez mais se afirmando em algumas profissões que antes eram voltadas para o homem, e agora, as entidades que exigem essa habilidade de criar e inovar estão procurando por elas”, disse. E finaliza. “Isso tudo, é uma questão de aptidão.
Elas estão crescendo muito. As mulheres estão entrando mais que os homens nos cursos de ensino superior, e expandindo para o mestrado e doutorado. Um processo que ainda não terminou, e que está crescendo de forma acelerada”.
Confira a análise do especialista Alexandre Mendonça sobre os 05 cursos que as profissionais do sexo feminino são maioria, e dominam a força de trabalho.
Enfermagem
As enfermeiras atendem as demandas e cuidados da saúde da população. É de saber que é da natureza da mulher ser mais delicada e atenciosa. Isso é um grande diferencial quando comparamos com o sexo masculino. Para cada 10 alunos, 9 são mulheres. Ou seja, quase 100%.
Pedagogia
Segue a mesma linha da Enfermagem. Elas se destacam também pelo instinto materno. O carinho e atenção que elas têm pelos filhos em cuidar e ensinar, é aflorado no decorrer do curso. Elas dominam esse setor.
Gestão de Recursos Humanos
Esse curso era muito operacional e se identificava com o público masculino. Hoje, as mulheres dominam as salas de aula, e ocupa 90% do curso. Atualmente o mercado pede mais sensibilidade, e as mulheres sem dúvida saem na frente.
Contabilidade
Essa carreira ainda dominada pelos homens apresenta forte avanço feminino nos últimos 20 anos. Tendência é de elas predominarem na próxima década.
O perfil de se comportar extremamente formal, de poucas palavras e ocupado com série de cálculos mudou. A contabilidade hoje usa saia, e tem proximidade com a clientela e domina com facilidade múltiplas tarefas simultâneas.
Nutrição
Mesmo com a preocupação em relação à saúde em alta, os rostos femininos estão indiscutivelmente mais presentes que os masculinos. Elas dominam esse mercado na atualidade.
Elas sempre com olhar redobrado em relação a boa alimentação, o setor dietético e segurança alimentar nutricional. Nutrição segue a mesma linha, com os maiores índices de mulheres nas salas de aula.
0 comentários :
Muito obrigada por sua participação.