segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Governo e fintechs oferecem alternativas para pagar graduação em meio à pandemia

Governo e Fintechs



O Ministério da Educação (MEC) volta a receber inscrições para o preenchimento de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a partir de segunda-feira (26), exclusivamente pelo site: http://fies.mec.gov.br/. Porém, o financiamento do Governo Federal não é a única opção para quem planeja o ingresso ou já está no ensino superior. Fintechs como o PRAVALER, atualmente a maior do mercado em soluções financeiras para educação do Brasil, também podem ser alternativa para quem deseja financiar os estudos.

"A tendência de evasão no ensino superior ainda é um desafio para as IES e o financiamento aparece como uma solução para minimizar esse efeito. Somos mais um agente para reverter este movimento de postergação e até mesmo desistência dos estudos", avalia Rafael Baddini, sócio-diretor de Estratégia de Negócios do PRAVALER. Além das modalidades próprias de financiamento, incluindo opções sem juros para os alunos, a fintech também participa do programa federal P-Fies.

O novo calendário do Fies segue até o dia 27 de novembro, mas os candidatos precisam estar atentos às novas datas, que seguem diferentes critérios:

- 26 e 27/10: apenas candidatos de áreas de conhecimento prioritárias (cursos de saúde, engenharias, licenciaturas e ciências da computação);
- 28/10 a 03/11: candidatos ainda não matriculados em instituições de ensino superior;
- 28/10 a 27/11: candidatos que desejam financiar as mensalidades no curso e turno em que já estão matriculados atualmente.

Novo Fies

Os critérios para inscrição no Novo Fies são: ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010; ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame; ter nota superior a zero na redação; e possuir renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família. Inscrições exclusivamente no site do Fies: http://fies.mec.gov.br/.

P-Fies

Já o P-Fies combina a modalidade de financiamento pela iniciativa privada e bancos públicos. Enquanto o Fies oferece financiamento a juros zero para quem possui até três salários mínimos, a modalidade P-Fies é uma forma de contemplar pessoas com juros variáveis que recebem até cinco salários mínimos. O Ministério da Educação (MEC) ainda não informou a data para abertura desta modalidade.

Financiamento Privado

No financiamento estudantil privado é possível financiar até 100% do curso de faculdades conveniadas com a instituição financeira. No PRAVALER, o estudante faz uma contratação semestral, podendo pagar as parcelas em até um ano. Assim, quem financia 100% de um curso de 4 anos, terá 8 anos para pagar o financiamento, com opções sem juros. No crédito privado não há exigência que o estudante tenha feito o Enem. As etapas são a simulação, análise da proposta, aprovação, envio de documentos e efetivação da matrícula. Para saber mais: http://www.pravaler.com.br/.

Sobre o PRAVALER

O PRAVALER é a principal fintech de soluções financeiras para Educação do Brasil. A companhia foi a primeira desse segmento fundada no País e está entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG. O processo para contratação de seus serviços é zero burocrático e 100% online. A empresa atua no mercado há 19 anos e tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú. Em 2020, a fintech foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de 250 milhões e mais de 300 colaboradores que fazem a diferença todos os dias, o propósito do PRAVALER é ampliar o acesso à educação, com a missão de beneficiar um milhão de alunos até 2025, transformando suas vidas e de suas famílias.

0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial