Com objetivo de promover uma agenda nacional pautada no fortalecimento das políticas públicas em habitação social, criou-se a Frente Brasileira de Habitação Popular - FBHP. Ela atua com a realização de debates, estabelecendo parcerias entre entidades públicas e privadas, criação e aperfeiçoamento de projetos com a meta de assegurar moradia digna para os brasileiros de baixa renda, tanto no campo, quanto na cidade.
Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o déficit habitacional do Brasil é de 7,757 milhões de moradias. O dado é de 2015, o mais recente, e tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. A região nordeste concentra grande parcela desse número elevado, por isso, a Frente age com o objetivo de equacionar esses índices, na elaboração de projetos, no intuito de atender as demandas qualificadas e aumentar significativamente sua porcentagem atual, em que já transformou a vida de mais de mil famílias, com novas moradias.
De acordo com o presidente da Frente Brasileira de Habitação Popular, Pablo Said, a instituição tem projetos de habitação popular em andamento no Maranhão, Piauí e Pernambuco. Para 2019, há mais projetos a serem iniciados no Nordeste, aguardando somente liberação por parte do Governo Federal e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “Acreditamos que estes contratos irão impulsionar a economia, gerar emprego, renda, inclusão social e desenvolvimento regional”, acrescenta.
Tendo em vista que o número do déficit ainda é grande em todo país, a Frente, apesar de atuar fortemente no Nordeste, não se limita a isso. “Queremos melhorar esse déficit com o estabelecimento de parcerias entre órgãos como o MDR, agentes financeiros, Governo Federal, Estados, Municípios e parceiros privados. Podemos ir muito além e atingir todas as regiões do Brasil. Acreditamos na parceria público-privada, com viés de aumentar os investimentos e acabar com a carência habitacional”, informa Pablo.
A FBHP luta pelo respeito à singularidade e para que a população que se encontra em condições de vulnerabilidade tenha moradia digna como característica primordial. “A certeza de que é possível transformar a vida das pessoas é o que motiva nossa entidade a trabalhar cada dia mais para edificar o núcleo familiar”, finaliza.
Serviço:
Frente Brasileira de Habitação Popular – FBHP
Endereço: SHN Q. 01 Bl. A Sala 703 – Brasília-DF
Tel: (61) 99826-4696
0 comentários :
Muito obrigada por sua participação.