quarta-feira, 26 de abril de 2017

Universidade de Brasília lança livro "Constituição, Empresa e Mercado"

A Universidade de Brasília (UnB) acaba de lançar o livro “Constituição, Empresa e Mercado” em versão eletrônica. Sob coordenação da doutora em Direito Comercial Ana Frazão, a obra está disponível para download gratuito pelo link: http://www.gecem.ndsr.org/publications.html.

O conteúdo é o resultado de teses de mestrandos e doutorandos do Gecem – Grupo de Estudos Constituição Empresa e Mercado, da UnB. São 21 capítulos distribuídos em três temas:
- O papel do direito na conformação e regulação da empresa e dos mercados;
- Empresa, poder econômico e atividade econômica em suas dimensões organizacionais e funcionais;
- Empresa, tecnologia, comunicação e mercado.

“Esse livro é uma fonte útil de pesquisa e referência não apenas para acadêmicos, mas também para os profissionais do Direito. Embora tenham sido pensados e gestados em aulas de mestrado e doutorado da UnB, os textos têm a preocupação comum de unir teoria e prática, utilizando sofisticados referenciais teóricos para analisar problemas concretos, especialmente os que fazem parte da realidade brasileira”, explica a organizadora da obra, Ana Frazão.

A seguir, a relação completa dos capítulos que integram o livro:
  • Direito antitruste e direito anticorrupção: pontes para um necessário diálogo
  • Acordo de leniência no âmbito da lei anticorrupção
  • A eficiência da camaradagem: os laços como requisitos da "eficiência" do capitalismo brasileiro
  • Poder compensatório, função social e concorrência: um olhar individualizado sobre o cooperativismo
  • Análise de impacto regulatório e economia comportamental
  • Limites da relação entre direito e teoria econômica no controle antitruste
  • Arbitragem, governança e poder econômico
  • Governança corporativa das distribuidoras de energia elétrica
  • Responsabilidade social empresarial
  • Papel do MP na tutela jurisdicional coletiva do investidor no mercado de capitais brasileiro
  • Indicações (a)políticas para conselhos de administrações das estatais
  • Contratos associativos e fuga da regulação ambiental
  • Fundos de investimento: influência nos mercados e mecanismos de responsabilização dos administradores
  • Capitalismo de estado brasileiro: análise da transição regulatória no setor petrolífero
  • Benefit corporations
  • Novas fronteiras da empresa e joint ventures contratuais
  • Remédios antitruste e penas no Direito Concorrencial
  • Uber e proteção do trabalhador
  • Tecnologia, novos serviços e direito
  • A radiodifusão brasileira e o direito à comunicação
  • O poder da comunicação e o Direito da Concorrência


LIVRO “CONSTITUIÇÃO, EMPRESA E MERCADO”
Coordenação: Ana Frazão – Doutora em Direito Comercial e Profa. Da UnB
Realização: GECEM (Grupo de Estudos Constituição Empresa e Mercado) – UnB


0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial