Estilo de vida, alimentação desregrada e hereditariedade são fatores que estão intimamente ligados à hipertensão arterial. Conhecida popularmente como pressão alta, essa doença atinge 1 em cada 5 pessoas adultas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).
Silenciosa, ela não escolhe sexo, cor ou condição social. A SBH estima que esse mal atinja, no mínimo, 23% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% dos cidadãos com mais de 60 anos. A doença também esta presente em 5% das crianças e adolescentes do País.
Para o cardiologista Sidney Cunha, especialista em reabilitação cardíaca do Hospital do Coração do Brasil (HCBr) da Rede D’Or São Luiz, a prevenção é o melhor caminho para fazer o controle dessa doença. “O recomendável é que as pessoas façam regularmente ou pelo menos uma vez ao ano um check up completo”, explica Sidney.
Esse procedimento pode envolver, por exemplo, a realização do Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), testes ergométricos e exames como eco cardiograma. “Um caminho que pode ajudar na prevenção e controle dessa doença é a avaliação do histórico de doenças familiares”, explica o cardiologista.
Outro fator que tem aumentado o alerta com relação a essa doença é o número de jovens com pressão alta. Uma pesquisa da universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos mostrou que aproximadamente 20% dos indivíduos entre 24 e 32 anos de idade têm hipertensão arterial e, o pior, metade deles não sabe disso.
Carlos Dornas, cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, alerta sobre a necessidade da redução do consumo de produtos industrializados, ressalta a importância dos exercícios físicos e da aferição, pelo menos duas vezes por ano, da pressão arterial. “A pressão alta é assintomática. A pessoa que não mede a pressão periodicamente, não vai saber se é hipertenso ou não, o que pode levar a quadros graves da doença”, comenta Dornas.
Entendendo a Hipertensão Arterial
Ter pressão alta é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou acima de 14 por 9. A doença pode atacar os vasos do coração, rins e cérebro, dentre outros orgãos. Os vasos são recobertos internamente por uma camada extremamente fina e delicada, quando machucada pela passagem do sangue circulando com a pressão elevada, os vasos ficam endurecidos e estreitados, com o passar dos anos, podendo entupir ou romper.
Quando algum vaso entope no coração, causa a angina que pode levar a um infarto. No cérebro, o rompimento ou entupimento de um vaso leva ao “derrame cerebral”, ou AVC. Já nos rins pode levar a alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. “Todos esses casos são graves e podem ser evitados com tratamento adequado, conduzido de perto por médicos”, conclui o cardiologista.
Veja as dicas para se prevenir da pressão alta
- Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
- Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
- Pratique exercícios aeróbicos
- Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
- Reduza o consumo de álcool.
- Abandone o cigarro.
- Evite o estresse.
- Avalie seu histórico familiar de doenças
0 comentários :
Muito obrigada por sua participação.