Nesta segunda-feira, 20 de março, o país promove o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, que é uma alteração no processo de alimentação que pode acontecer em várias fases da vida. Dificuldades para engolir alimentos sólidos ou líquidos, tosse e engasgo são características dessa doença. O Hospital Santa Luzia, da Rede D´Or São Luiz, faz um atendimento multidisciplinar para atender os pacientes com esses sintomas. No ano passado, mais de 500 pacientes com algum grau de disfagia foram atendidos no Hospital.
A disfagia, de modo geral, sinaliza a presença de outros males ou esta associada a um problema temporário em pessoas que são submetidas à operação da coluna cervical, ou foram submetidas à intubação ou traqueostomia. Para tratar sobre o tema, o Hospital Santa Luzia realizará nesta terça-feira (21) palestra sobre Traqueostomia e Decanulação, no auditório do Hospital do Coração do Brasil, Setor Hospitalar Sul.
O evento objetiva conscientizar a sociedade e os profissionais da área médica sobre essa enfermidade, seus sintomas e tratamentos. “O Santa Luzia faz todo um trabalho integrado e multidisciplinar em prol do paciente disfágico e tem muito conhecimento para dividir com outros profissionais de Brasília”, explica Alice Aguiar, coordenadora da Fonoaudiologia do Hospital Santa Luzia.
Entre os temas, especialistas disporão sobre a Obstrução de Vias Aéreas, Terapia com Toxina Botulínica, Avaliação Padronizada para Segurança no Processo de Decanulação. “Esse encontro visa agregar conhecimento em prol da melhora do paciente por meio da união e trabalho de toda equipe de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e farmácia para a melhora desse paciente disfásico”, Deise Brandão, fonoaudióloga coordenadora do Hospital do Coração do Brasil.
Dia Nacional de Atenção à Disfagia
O dia 20 de março começou a ser marcado como o Dia da Atenção à Disfagia em razão da publicação da resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) n°383, de 20 de março de 2010, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em disfagia. A deglutição, parte do processo da alimentação, consiste em levar o alimento desde a via oral até o estômago. Não é uma doença por si só, mas um sintoma de que alguma alteração que pode estar ocorrendo sendo imprescindíveis a orientação e o tratamento adequados.
Hospital Santa Luzia
Fundado em outubro de 1971, o Hospital Santa Luzia – HSL - tornou-se um hospital geral de alta complexidade. Localizado no Setor Hospitalar Sul, o HSL atualmente é reconhecido como um dos mais importantes hospitais da região Centro-Oeste. O Hospital conta com Centro de Diagnóstico por Imagem, Emergência, Laboratório, UTIs, Hemoclínica, Endoscopia, Unidades de Internação Clínica Médica, Unidades de Internação Clínica Cirúrgica e UTI Cirúrgica, CTI (UTI Geral e UTI Neurológica) e Bloco Cirúrgico, entre outras unidades. Ao longo dos anos, o HSL vem se consolidando como uma referência na assistência médico-hospitalar. Desde julho de 2012, o Hospital Santa Luzia integra a Rede D’or São Luiz, a maior rede de hospitais privados do País.
SOBRE A REDE D’OR SÃO LUIZ
Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede independente de hospitais do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. O grupo opera com 33 hospitais próprios, dois hospitais sob gestão e um em fase de construção. Possui 5 mil leitos, com planos de chegar a 8 mil leitos em 5 anos. São ao todo 38,6 mil funcionários e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,1 milhões de atendimentos de emergência, 205 mil cirurgias, 26 mil partos e 300 mil internações por ano. Além dos centros hospitalares, a Rede D’Or São Luiz também conta com participação no Grupo Oncologia D’Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros. No Distrito Federal, três hospitais integram a Rede D´Or: Hospital Santa Helena, no Setor Hospitalar Norte, o Hospital Santa Luzia e o Hospital do Coração do Brasil, ambos no Setor Hospitalar Sul.
0 comentários :
Muito obrigada por sua participação.