segunda-feira, 20 de março de 2017

Dia Nacional de Atenção à Disfagia

Nesta segunda-feira, 20 de março, o país promove o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, que é uma alteração no processo de alimentação que pode acontecer em várias fases da vida. Dificuldades para engolir alimentos sólidos ou líquidos, tosse e engasgo são características dessa doença. O Hospital Santa Luzia, da Rede D´Or São Luiz, faz um atendimento multidisciplinar para atender os pacientes com esses sintomas. No ano passado, mais de 500 pacientes com algum grau de disfagia foram atendidos no Hospital.

A disfagia, de modo geral, sinaliza a presença de outros males ou esta associada a um problema temporário em pessoas que são submetidas à operação da coluna cervical, ou foram submetidas à intubação ou traqueostomia. Para tratar sobre o tema, o Hospital Santa Luzia realizará nesta terça-feira (21) palestra sobre Traqueostomia e Decanulação, no auditório do Hospital do Coração do Brasil, Setor Hospitalar Sul.

O evento objetiva conscientizar a sociedade e os profissionais da área médica sobre essa enfermidade, seus sintomas e tratamentos. “O Santa Luzia faz todo um trabalho integrado e multidisciplinar em prol do paciente disfágico e tem muito conhecimento para dividir com outros profissionais de Brasília”, explica Alice Aguiar, coordenadora da Fonoaudiologia do Hospital Santa Luzia.

Entre os temas, especialistas disporão sobre a Obstrução de Vias AéreasTerapia com Toxina Botulínica, Avaliação Padronizada para Segurança no Processo de Decanulação.  “Esse encontro visa agregar conhecimento em prol da melhora do paciente por meio da união e trabalho de toda equipe de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e farmácia para a melhora desse paciente disfásico”, Deise Brandão, fonoaudióloga coordenadora do Hospital do Coração do Brasil.

Dia Nacional de Atenção à Disfagia
O dia 20 de março começou a ser marcado como o Dia da Atenção à Disfagia em razão da publicação da resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) n°383, de 20 de março de 2010, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em disfagia. A deglutição, parte do processo da alimentação, consiste em levar o alimento desde a via oral até o estômago. Não é uma doença por si só, mas um sintoma de que alguma alteração que pode estar ocorrendo sendo imprescindíveis a orientação e o tratamento adequados.


Hospital Santa Luzia
Fundado em outubro de 1971, o Hospital Santa Luzia – HSL - tornou-se um hospital geral de alta complexidade. Localizado no Setor Hospitalar Sul, o HSL atualmente é reconhecido como um dos mais importantes hospitais da região Centro-Oeste. O Hospital conta com Centro de Diagnóstico por Imagem, Emergência, Laboratório, UTIs, Hemoclínica, Endoscopia, Unidades de Internação Clínica Médica, Unidades de Internação Clínica Cirúrgica e UTI Cirúrgica, CTI (UTI Geral e UTI Neurológica) e Bloco Cirúrgico, entre outras unidades. Ao longo dos anos, o HSL vem se consolidando como uma referência na assistência médico-hospitalar. Desde julho de 2012, o Hospital Santa Luzia integra a Rede D’or São Luiz, a maior rede de hospitais privados do País. 

SOBRE A REDE D’OR SÃO LUIZ
Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede independente de hospitais do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. O grupo opera com 33 hospitais próprios, dois hospitais sob gestão e um em fase de construção. Possui 5 mil leitos, com planos de chegar a 8 mil leitos em 5 anos. São ao todo 38,6 mil funcionários e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,1 milhões de atendimentos de emergência, 205 mil cirurgias, 26 mil partos e 300 mil internações por ano. Além dos centros hospitalares, a Rede D’Or São Luiz também conta com participação no Grupo Oncologia D’Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros. No Distrito Federal, três hospitais integram a Rede D´Or:  Hospital Santa Helena, no Setor Hospitalar Norte, o Hospital Santa Luzia e o Hospital do Coração do Brasil, ambos no Setor Hospitalar Sul.



0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial