sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Pule o Carnaval com o olhar redobrado para a sua higiene

O Carnaval chegou, e com ele muitos foliões se preparando para aproveitar o feriadão com muita festa. Para aproveitar os quatro dias de folia, é necessário estar atento com alguns cuidados com a sua saúde e higiene.

A coordenadora e professora de Enfermagem do Centro Universitário Estácio de Brasília, Ana Maria, explica que a maioria das contaminações são causadas por vírus e bactérias geradas pelo contato com as mãos, onde a higienização é a chave para a proteção de sua saúde neste período.

“Quando lavamos as mãos ou utilizamos gel antisséptico reduzimos em 43% o risco de desenvolver diarreias, em 47% problemas estomacais e em 16% das infecções respiratórias”, ressalta Ana Maria.

E destaca ainda que, a higiene das mãos ainda evita a conjuntivite, que no verão aumenta bastante a sua proliferação. “ Esse período e cenário é propício para essa doença. Além disso, é necessário reforçar ainda que, antes comer qualquer alimento, sempre que possível, lave as mãos com água e sabão, e ao sair para lugares em que o acesso aos banheiros públicos é inviável, leve com você a praticidade do álcool em gel antisséptico”.

Confira algumas dicas importantes que a especialista aponta para o Carnaval:
  • Atenção com a comida de rua. Observe atentamente ao manipulador de alimentos, suas condutas e o local em que ele trabalha. A pessoa que prepara alimentos não deve ser a mesma que recebe o dinheiro, pois o contato com dinheiro pode levar a contaminação do alimento.
  • Veja se o alimento, antes de preparado, estava sob refrigeração, principalmente as carnes e alimentos à base de carnes. Alimentos sem a qualidade higiênico-sanitária adequada podem levar a problemas intestinais.
  • Hidrate seu corpo. Beba muita água. Para calcular a quantidade diária que seu corpo necessita é fácil. Multiplique (seu peso) x (0,03). Ou seja, uma pessoa pesa 100 quilos, 100 x 0,03 = 3 litros de água.
  • Água de coco é muito bom para hidratação, porém atente se o coco vem limpo e as condições de higiene do local, pois este alimento pode também veicular microrganismos.
  • Lanches naturais geralmente possuem maionese, alimento altamente perecível. Caso o sanduíche não esteja sob refrigeração, não consuma.
  • Evitar o uso abusivo no consumo de bebidas alcóolicas, e em hipótese alguma dirigir após beber.
  • Durma adequadamente, o sono é essencial. Dormir 08 horas em um ambiente arejado e limpo, para que seja revigorante
  • Manter relação sexual com proteção e o uso de preservativo.
Serviço: 
Coordenadora e professora de Enfermagem do Centro Universitário Estácio de Brasília, Ana Maria.



0 comentários :

Muito obrigada por sua participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial