Quem conhece Brasília sabe que o Setor Comercial Sul é uma das áreas mais movimentadas do centro da capital. Mas isto apenas durante o dia. A área abriga um grande número de escritórios que funcionam apenas em horário comercial. Quando anoitece, o local era um breu imenso, se tornando um ponto fácil para o tráfico de drogas, a exploração sexual e outros tipos de crime. Um local perigoso e com altos índices de violência. Mas isso era o antigo SCS, pois hoje o cenário mudou.
O projeto Quinta Cultural, promovido pela Secretaria Adjunta de Trabalho do DF, conseguiu zerar o número de homicídios e reduzir consideravelmente outros crimes na região. Ele integrou a revitalização da região central, que passou pela substituição de postes e lâmpadas, pintura de meios-fios, limpeza geral e principalmente das bocas de lobo, entre outras. Toda semana tem apresentações musicais com artistas da cidade, com destaque para jazz e blues, oficina de móveis sustentáveis e uma praça de alimentação com food trucks.
"Precisamos ocupar Brasília! Temos uma cidade linda, com tantos espaços amplos e que podem ser explorados com cultura e entretenimento. Desde que o projeto começou a funcionar, o público tem aumentado sempre, com pessoas que querem desfrutar de bons momentos na capital", destaca Thiago Jarjour, secretário adjunto responsável pelo projeto.
A programação de cada semana é divulgada pelo Facebook.com/quintaculturaldf