terça-feira, 30 de agosto de 2016

Conheça o Caribe brasileiro

Hoje, decidi fazer um post diferente, com um texto que escrevi para meu blog sobre viagens, "Vamos Passear". Ele voltará a ser atualizado, mas hoje, a intenção é que conheçam um pouco sobre minha experiência na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e me contem as suas, para, posteriormente, eu falar sobre o local mais interessante comentado. Vamos lá?



Praia é linda em qualquer lugar, mas sinceramente, a beleza do mar da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, em especial, Arraial do Cabo, é sensacional. Tenho um prazer incomensurável em ir àquele lugar. As águas são cristalinas, porém, dependendo da época, são bem frias. Mas mesmo assim, vale à pena.

Minha  experiência foi um tanto quanto curiosa. Ao chegarmos a Arraial, a cidade em que ficamos hospedados, nos deparamos, na Praia Grande, com um animal estranho. Era uma espécie de pássaro, mas não o identificamos. Mais tarde volto a esse assunto.
No dia seguinte, fomos fazer o famoso passeio de barco. Que delícia!  Saímos da Marina dos Pescadores, navegamos até o mar aberto, avistamos a pedra do macaco e a gruta azul. Neste local, é possível aproximar bem com a embarcação, mas como a maré estava alta, isso não foi possível. Além disso, muitos fazem mergulho lá, porém, a época para nós, não foi das melhores, a água estava muito gelada, e sua corrente marítima vinha nada mais do que da Argentina. Pensem?
Na volta, conhecemos uma bela fazenda marítima, almoçamos no restaurante flutuante, com deliciosos frutos do mar e peixes, e, por fim, nossa última parada foi na Praia do Forno. Como é linda!!!!
No dia seguinte, fomos visitar Búzios, chegamos até a Rua das Pedras, avistamos belos navios de cruzeiros, e, claro, fomos tirar fotos com a estátua de Brigitte Bardot, na Praia da Armação. Quero saber quem não faz isso quando a vê? A Rua das Pedras é muito movimentada, encontramos gente de todo lugar, artistas, atletas, até amigos por acaso. É um lugar aconchegante, iluminado e bonito, onde não se vê o tempo passar. As praias aos arredores são belas, como, por exemplo, a de Geribá. Ela é extensa, de águas cristalinas e areia branca. Há várias outras e vale à pena passar por cada cantinho.
Há, ainda, Cabo Frio, uma bela cidade, bem contemporânea, água de mar cristalino, também, de dunas de areia branquinhas, dá gosto de ver. A cidade oferece diversos locais para diversão, quiosques com uma excelente gastronomia à beira da praia, bares sofisticados, boates, dentre outros.
Bom, voltando ao início da história, há o pássaro estranho. Pois é, descobrimos, era nada mais que um pinguim, acreditem: no Rio de Janeiro. Há uma explicação para isso! É um fenômeno intitulado ressurgência, que é o afloramento da corrente marinha ACAS, vinda da Antártica, fria e rica em nutrientes, que fertiliza o mar da região, proporcionando a pesca farta, águas límpidas e transparentes, além disso, a chegada de ilustres visitantes como pinguins, baleias e leões marinhos.  Foi a coisa mais graciosa que já vi, ele nada rapidamente, não chega perto das pessoas e anda tranquilamente na areia. Realmente a natureza é esplêndida!
Esse foi um breve resumo desse passeio inesquecível e que todo ser humano deveria fazer. Vejam algumas fotos.

Localização: Conhecida como Costa do Sol, a Região dos Lagos fica ao norte da capital do Rio de Janeiro. Seu acesso é pela ponte Rio-Niterói. De lá, deve-se seguir pela BR-101 (até Manilha), RJ-124 (até Araruama) e Via Lagos (até São Pedro D´Aldeia). Quem segue para Cabo Frio e Arraial do Cabo deve pegar a RJ-140; quem vai para Búzios, a RJ-106.
Conheça mais: No total, a Região dos Lagos é formada por oito municípios que compreendem mais de 100 quilômetros de litoral: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Todas elas são marcadas por inúmeras lagoas e praias, desde as de mar aberto até aquelas de enseada, com águas calmas, favoráveis para o mergulho. Dentre os municípios citados, os principais são Araruama, Cabo Frio e Maricá, que são os maiores em questões econômicas, territoriais e turísticas (Nesse quesito podem-se incluir também Arraial do Cabo e Búzios).


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial